domingo, 30 de junho de 2013

Decisão foi tomada para a partida final da Copa das Confederações. Armas devem ser usadas somente de acordo com padrões legais, diz MPF



O Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro expediu uma recomendação ao Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Erir Ribeiro da Costa Filho, para que restrinja a utilização de armamentos de baixa letalidade, como bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha, nas manifestações públicas no próximo domingo (30), no entorno do Maracanã, Zona Norte do Rio. Segundo o MPF, a medida foi tomada especialmente para a partida final da Copa das Confederações da FIFA.O Ministério recomenda ainda que não sejam utilizados em hipótese alguma armas de baixa letalidade que não estejam em absoluta consonância com os padrões legais, normativos e operacionais, em especial bombas de gás lacrimogêneo com concentração de produto químico superior aos limites permitidos. Não devem ser utilizados também, em hipótese alguma, armamentos recém-adquiridos, como "canhão sônico" ou "canhão d´água", caso tais equipamentos não tenham sido ainda objeto de testes, treinamentos, fiscalização e aprovação por autoridade competente.O MPF pede que seja respeitado o exercício pacífico de livre manifestação de reunião, pensamento e expressão, instrumentos essenciais ao exercício da democracia. Cópias da recomendação foram encaminhadas para os secretários nacional e estadual de Segurança Pública, para o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, bem como para Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC).
Na recomendação, os procuradores regionais dos Direitos do Cidadão Jaime Mitropoulos e Alexandre Ribeiro Chaves pedem que armas de baixa letalidade - como bombas de gás lacrimogêneo, de efeito moral, gás de pimenta e balas de borracha - sejam utilizadas somente nos casos comprovadamente necessários para se resguardar a integridade física de policiais, de outros agentes públicos e de terceiros, ou em situações extremas, em que o uso da força seja comprovadamente o único meio possível de conter ações violentas.
Os procuradores pediram também que a Polícia Militar não utilize, em hipótese alguma, armamentos de baixa letalidade contra crianças, adolescentes, gestantes, pessoas com deficiência e idosos, conforme resolução do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana. O documento pede também que seja garantido o livre exercício profissional de repórteres, fotógrafos, cinegrafistas e demais profissionais de comunicação social durante as manifestações.
Caso a recomendação não seja cumprida, o MPF poderá adotar todas as medidas judiciais cabíveis

Ivete Sangalo participa da festa de encerramento da Copa das Confederações

A cantora Ivete Sangalo participou, neste domingo (30), da festa de encerramento da Copa das Confederações, no Maracanã, Rio de Janeiro.  Além da baiana, os cantores Arlindo Cruz, Jorge Ben Jor e a dupla sertaneja Victor e Léo cantaram a musica 'País Tropical'.

A festa ainda contou com a presença dos integrantes da Escola de Samba Grande Rio. Para acompanhar o jogo decisivo, os apresentadores Luciano Huck e Angélica, Susana Werner, esposa do goleiro Julio Cesar, a atriz Fernanda Souza e Thiaguinho estão no estádio para torcer pelo Brasil.

"A escova de dentes dele já está aqui em casa", diz Cléo Pires sobre Rômulo


                               Cléo Pires e Rômulo Arantes Neto
Mesmo fugindo dos rótulos, a união Cléo Pires e Rômulo Arantes Neto parece estar ficando cada vez mais séria. Apesar do pouco tempo juntos (os dois começaram a namorar em abril deste ano), a atriz já declarou: "a escova de dentes dele já está aqui em casa”, em entrevista ao site da revista Época.

"Às vezes acho que exageramos nas declarações nas redes sociais. Mas por que não dividir o momento lindo que estamos vivendo? Ele é meu porto seguro e compreende minhas maluquices", completou a atriz. 

Cléo acaba de comprar uma casa de frente para o mar, no bairro Joá, no Rio de Janeiro, onde mora com cinco cachorros e, agora, com Rômulo.

De férias da TV, a atriz se prepara para gravar dois filmes. No primeiro, Boletim de Ocorrência, vai viver uma policial e o segundo, Legalidade, que narra um momento político, mais especificamente sobre o Movimento da Legalidade, liderado por Leonel Brizola.

Dançarinos aproveitam festa de encerramento para exibir faixa de protesto no Maracanã

Durante a festa de encerramento da Copa das Confederações, um homem e uma mulher, que integravam o grupo de dançarinos que se apresentavam, encontraram uma forma de reforçar a onda de manifestações que tomam conta do país nos últimos dias.
Fantasiados de bolas de futebol, os protestantes esperaram chegar ao fim da festa para exibir uma faixa azul, com os dizeres “Imediata anulação da privatização do Maracanã”. A organização do evento agiu rapidamente e tomou a faixa das mãos do casal, mas não foram suficientemente rápidos para evitar que alguns brasileiros tomassem conhecimento do que dizia o protesto. O grupo Anonymous divulgou a imagem do momento em que o casal se manifestou.
Além da dupla, outro homem também trajado com a fantasia de bola de futebol, exibiu uma bandeira colorida com os dizeres "Ser gay é mara. Aberração é o preconceito". Próximo à faixa, o músico Arlindo Cruz ficou surpreso e sorriu ao olhar para a bandeira.
Ao perceber o ocorrido, o staff da festa fez uma marcação cerrada no casal, que terminou a apresentação sob olhares dos organizadores.

Brasil dá show, quebra invencibilidade da Espanha e é campeão no Maracanã

/ Crédito: VIPCOMM
O Brasil passou com louvor pelo seu grande teste antes da Copa do Mundo de 2014. Na noite deste domingo, jogando um futebol vistoso, comandando por Neymar, agora forte candidato ao posto de melhor do mundo, a seleção brasileira passeou sobre a toda poderosa Espanha, venceu por 3 a 0 num Maracanã pulsante e conquistou diante da sua torcida o título da Copa das Confederações.
Neymar marcou uma vez e participou dos dois gols de Fred. Com a vitória, o título e o espetáculo, o Brasil cumpriu aquilo que o técnico Luiz Felipe Scolari promete desde que assumiu o cargo em novembro. Mandou uma mensagem clara aos rivais: está entre os favoritos para conquistar a Copa do Mundo do ano que vem, quando também jogará em casa. E, da forma com que a equipe tem se relacionado e recebido o apoio da torcida, irá entrar em campo fortalecida a cada partida que jogar no Mundial.
O título é o quarto da seleção brasileira, maior campeã da história da Copa das Confederações. O Brasil venceu também as edições de 1997, 2005 e 2009. Agora, a meta é acabar com uma escrita: sempre que faturou o torneio, decepcionou na Copa do Mundo do ano seguinte. Em compensação, na véspera do penta, em 2001, ficou fora até do pódio.
Com os dois gols que marcou neste domingo, Fred assumiu a artilharia do torneio, empatado com o espanhol Fernando Torres, ambos com cinco. E o atacante brasileiro ainda deu azar na Copa das Confederações: não teve o privilégio de enfrentar o saco de pancadas Taiti na primeira fase. Mas o grande nome da conquista do Brasil foi mesmo Neymar.
Pela parte da Espanha, a derrota encerra, ou pelo menos coloca em dúvida, um período de seis anos dominando o futebol mundial. Nesse período, venceu duas edições da Eurocopa e também a Copa do Mundo de 2010 - já eram 29 jogos de invencibilidade em competições oficiais. Se os espanhóis usaram a goleada por 4 a 0 sobre a Itália na decisão do último campeonato europeu como prova da sua superioridade, agora terão que conviver por pelo menos um ano com esses 3 a 0 do Brasil na cabeça.
O jogo

Logo num dos primeiros lances da partida, o Brasil tentou dar show, mas lembrou que gol feio também vale. A jogada começou com Hulk, que arriscou um passe de chaleira e tocou totalmente torto. Só que a bola caiu em Oscar, que devolveu para o atacante. Da ponta direita, ele cruzou na área. Fred resvalou, a bola bateu no calcanhar de Neymar, na mão de Arbeloa e voltou para Fred. Mesmo caído, ele conseguiu o gol que abriu o placar com apenas um minuto.
Era só o começo de um jogo emocionante. Empurrado pela torcida, que começou a cantar que “o campeão voltou”, o Brasil fechou as portas para as trocas de bola da Espanha e assustou quando chegou ao ataque. Aos 8 minutos, Neymar tentou o toque para Marcelo em profundidade, a bola desviou na zaga e sobrou para Fred. O centroavante, inteligente, tocou rápido de calcanhar, bem no estilo espanhol mesmo, e deixou Oscar na cara do gol. Mas o meia bateu mal, à direita da trave.
Foi também na base da escola espanhola que o Brasil criou outra chance aos 13 minutos. A equipe brasileira marcou pressão no campo de ataque, Paulinho e Oscar cercaram Iniesta, roubaram-lhe a bola e o volante, esperto, tentou bater de cobertura. Casillas conseguiu se recuperar, mas a bola ainda bateu na trave.


O jogo, que já era disputado, ficou nervoso mesmo aos 15 minutos. O Brasil roubou a bola no campo de defesa e Neymar foi lançado em velocidade. Ganharia de Arbeloa na corrida, para sair na cara de Casillas, mas foi derrubado. O árbitro holandês Kuipers deu só amarelo para o lateral. Os espanhóis reclamaram que Neymar se jogou - ele foi puxado, mas exagerou na queda. Os brasileiros também protestaram, dizendo que o cartão deveria ser vermelho. Depois de mais um momento de tensão, com Busquets tentando agredir Fred no meio da confusão, a Espanha reagiu. Iniesta teve um lampejo, passou por Marcelo e arriscou de longe. Julio Cesar pegou no canto. Na cobrança de escanteio, Fernando Torres cabeceou livre, por cima.
Juan Mata, novidade na escalação da Espanha no lugar do Fábregas, deveria deixar a equipe mais ofensiva, mas mal tocava na bola. O Brasil mostrava que aprendeu com a Itália, que só perdeu nos pênaltis na semifinal com a Espanha, e se lançava rápido ao ataque sempre que tinha a posse da bola. Foi assim, que, aos 28 minutos, a bola chegou até Oscar, que invadiria a área sozinho se não fosse derrubado por Sérgio Ramos.
Novamente os brasileiros não se contentaram com o cartão amarelo recebido pelo jogador do Real Madrid. Foi também na base do contra-ataque que a seleção brasileira criou sua melhor chance dentre as perdidas. Neymar recebeu pela esquerda, avançou carregando a bola e acertou um passe entre dois defensores espanhóis. A bola chegou no meio da área até Fred, que dominou com perfeição, mas chutou mal, em cima de Casillas.
Quando a Espanha passava a dominar o jogo, o Brasil viveu seu único momento de preocupação. Hulk perdeu bola no ataque, Thiago Silva foi tentar matar a jogada no meio e deixou David Luiz sozinho com dois espanhóis. Pedro recebeu passe de Mata e, sozinho diante Julio Cesar, bateu rasteiro, mas David Luiz se recuperou e tirou de carrinho, a um metro da linha do gol. A bola subiu e passou raspando o travessão, evitando o gol. A resposta veio na forma de gol. Aos 43 minutos, Neymar recebeu pela esquerda e fez jogada individual, mas ela não rendeu. O atacante, então, voltou para Oscar. Aí, o meia esperou Neymar sair da posição de impedimento e devolveu a bola. O craque recebeu e bateu forte, fuzilando Casillas: 2 a 0.
A Espanha voltou com Azpilicueta no lugar de Arbeloa, porque o lateral não só não conseguia parar Neymar como já tinha cartão amarelo. Mas o defensor do Chelsea nem tocou na bola e o placar já estava 3 a 0. Marcelo começou a jogada, mas foi Hulk quem lançou Neymar. O craque aproveitou que a bola foi um pouco atrás e fez o corta-luz, surpreendendo os espanhóis. Aí, chegou fácil até Fred, que bateu de primeira, com a chapa do pé, no canto esquerdo baixo de Casillas.
Mesmo precisando de pelo menos três gols, o técnico Vicente Del Bosque foi conservador. Para colocar novo gás com Jesus Navas, tirou Juan Mata. No papel, o time não mudou. Mas logo Jesus Navas conseguiu um pênalti, sendo tocado na área por Marcelo. Sergio Ramos colocou a bola embaixo do braço e foi para a cobrança, mas mandou à direita do gol de Julio Cesar, que estava nela. A batida ainda resvalou na trave antes de sair. O lance acabou completamente com a chance de reação da Espanha, que trocou Fernando Torres por David Villa em seguida.
O Brasil soube explorar, enquanto a torcida delirava. Aos 13 minutos, Hulk recebeu passe de Neymar e tentou encobrir Casillas, mas o goleiro saiu bem. Aos 18, Marcelo desceu pela esquerda, chegou à linha de fundo e poderia rolar para Fred se consagrar, mas tentou fazer o dele e mandou na rede. O melhor em campo, Neymar tentou uma jogada individual aos 22 minutos. Atravessou o campo de ataque na corrida, com a bola dominada, pelo meio, e depois de driblar Piqué, o último homem da defesa espanhola, levou um pontapé por trás.
O zagueiro recebeu o cartão vermelho direto e nem teve muito ânimo para reclamar. Dali em diante, o show ficou por conta da torcida, que, antes do apito inicial, já havia dado o tradicional espetáculo na hora do Hino Nacional. Enquanto eram dominados, os espanhóis tiveram que ouvir de tudo, inclusive o canto de “olé”, tradicional nas touradas da Espanha. Único criticado entre os titulares quando o time começou a ser formado por Felipão, o atacante Hulk saiu de campo aplaudido para dar lugar ao meia Jadson, que debutou na competição.
Fred, que ainda brigava pela artilharia, deu lugar a Jô e também foi ovacionado por um Maracanã em festa. Mesmo com todo mundo sabendo que o Brasil seria campeão, os dois times ainda buscaram o gol. Pedro e David Villa deram trabalho com chutes cruzados só para Julio Cesar dizer que também trabalhou no jogo do título. Jô teve a oportunidade de fazer o quarto, mas arriscou enquanto outros pediam a bola e chutou fraco. A torcida, no entanto, já comemorava o título há muito tempo no Maracanã.
FICHA TÉCNICA: BRASIL 3 X 0 ESPANHA 

BRASIL - Julio Cesar; Daniel Alves, Thiago Silva e David Luiz; Luiz Gustavo, Paulinho (Hernanes) e Oscar; Hulk (Jadson), Neymar e Fred (Jô). Técnico - Luiz Felipe Scolari. 
ESPANHA - Casillas; Arbeloa (Azpilicueta), Sergio Ramos, Piqué e Jordi Alba; Busquets, Iniesta e Xavi; Mata (Jesus Navas), Pedro e Fernando Torres (David Villa). Técnico - Vicente Del Bosque. 
GOLS - Fred, a 1, e Neymar, aos 43 minutos do primeiro tempo; Fred, a 1 minuto do segundo tempo. 
ÁRBITRO - Bjorn Kuipers (Holanda). 
CARTÕES AMARELOS - Sergio Ramos e Arbeloa. 
CARTÃO VERMELHO - Piqué. 
RENDA - Não disponível. 
PÚBLICO - 73.531 pagantes. 
LOCAL - Estádio do Maracanã, no Rio.

PROTESTO PRÓ TELEXFREE INTERDITA A BR 415 NESTE MOMENTO


Uma mobilização de protesto contra a interdição judicial impetrada contra a empresa “TelexFree” impede, neste exato momento, o trânsito de veículos na Rodovia Jorge Amado (BR-415), trecho que interliga as cidades de Ilhéus e Itabuna. Na mobilização, divulgadores da TelexFree exigem suspensão imediata do embargo judicial que impede a empresa de captar novos associados e proceder pagamentos.

Em contato com um dos líderes do protesto, Adriano Rusciolelly, o blog obteve a informação de que o protesto se iniciou por volta das 13hs, em frente à sede da TV Santa Cruz, afiliada da Rede Globo em Itabuna e que retransmite o sinal da emissora para toda a região Sul da Bahia.

Rusciolelly explicou que o protesto, além de reprovar a postura da Justiça do Estado do Acre, é motivado também pela falta de interesse da Rede Globo em ouvir os dois lados da história, na medida em que tenta passar uma impressão errada sobre a atuação da TelexFree. Uma reportagem será exibida no programa “Fantástico” neste domingo (30). Na reportagem, a emissora entrevista um pseudo divulgador que foi lesado pela TelexFree.

Adriano explica, então, que “não se pode evidenciar o trabalho de uma empresa através do depoimento de um divulgador que se diz lesado” e completa: “Queremos que a TV Santa Cruz venha nos filmar e conversar com a gente, divulgadores de verdade da TelexFree que jamais foram lesados”.

Sobre o embargo que aconteceu na Justiça do Acre, há alguns dias, ele explica que este é o primeiro caso na história do Brasil em que se rechaçou completamente a premissa de que todos são inocentes, até que se prove o contrário. A Justiça interditou a TelexFree antes mesmo da ação ter sido julgada.

O protesto conta com a participação de cerca de 100 divulgadores. Segundo a coordenação do movimento, ao observar que a TV Santa Cruz não atenderia às reivindicações, resolveram sair em passeata até a BR-415 e interditar o trânsito, que fica fechado e é liberado de 10 em 10 minutos.

Soldados da Polícia Militar estão acompanhando os protestos de perto, muito embora tudo indique que o movimento é pacífico e não há nenhum indício de perigo no local.


Soldados da Polícia Militar começam a aplicar multas nos proprietários de veículos que estão estacionados às margens da BR 415. Segundo informações que chegam na redação do blog, o objetivo é forçar o fim da manifestação.







Prefeito assina ordem de serviço e obras na Orla da Ribeira começam segunda

               A solenidade de assinatura aconteceu na avenida Beira Mar
O prefeito ACM Neto assinou neste sábado (29) a ordem de serviço para o início das obras de requalificação da Orla da Ribeira. As obras já começam na segunda-feira (1º), com prazo de conclusão de 6 meses. O investimento total, com recursos da Prefeitura, é de R$ 5 milhões. Uma novidade da obra é o piso compartilhado, desenhado para ser utilizado tanto por pedestres quanto por carros e bicicletas, em projeto similar ao da Barra. A solenidade de assinatura aconteceu na avenida Beira Mar, com presença de autoridades como o deputado federal Antonio Imbassahy, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Câmara, e os vereadores Vado Malassombrado, Claudio Tinoco e Leo Prates. “Estamos preparando um projeto econômico arrojado para a Península Itapagipana, e essa revitalização da orla será fundamental nesse sentido. Vamos, inclusive, trabalhar em parceria com os barraqueiros, que terão a oportunidade de explorar essa nova orla, aproveitando melhor esse belíssimo potencial turístico e de lazer”, disse Neto. Na Ribeira, ainda estão previstas a implantação de um anfiteatro, duas rampas e escadas em madeira para acesso à praia, quiosques com informações turísticas e para vender coco e acarajé, posto salva-vidas, área para equipamentos de ginástica e iluminação cênica.

Fifa vê gesto desrespeitoso de Dilma por não ir à final

A Fifa tomou como um gesto de desrespeito a decisão da presidente Dilma Rousseff de não ir à final deste domingo no Maracanã entre Brasil e Espanha. Tradicionalmente, a presidente do país sede do torneio está na decisão e entrega a taça ao campeão. Neste sábado, parte da cúpula da Fifa que conversou com a reportagem não escondia surpresa diante da decisão da chefe-de-estado de não viajar ao Rio de Janeiro. Apesar da ausência de Dilma, a ala VIP do estádio do Maracanã estará lotada de políticos. Dilma foi vaiada no jogo de abertura, em Brasília, e decidiu que, diante dos protestos nas ruas e de sua queda de popularidade, não seria o momento de aparecer num estádio, mesmo que seja no evento-teste para a Copa do Mundo e uma espécie de cartão de visita do País. Parte dos funcionários da Fifa tentavam entender a decisão de Dilma de não estar no estádio. “Isso é bom ou ruim para ela?”, questionou um deles. Para outros mais próximos da presidência, a atitude é um “gesto de desrespeito”. A relação entre governo e Fifa já não era das melhores. Mas um dos legados do torneio será um esfriamento ainda maior dos contatos. O governo ficou irritado com os comentários da Fifa sobre as manifestações e com as cobranças por mais segurança. Se Dilma não estará no estádio, o Maracanã não sentirá falta de políticos. Além de governadores e do prefeito do Rio, Eduardo Paes, deputados, vereadores e senadores estão sendo aguardados na tribuna de honra. Nas arquibancadas, a torcida já indicou nos meios sociais que irá usar a final para protestar. Nas ruas que dão acesso ao Maracanã, milhares de pessoas prometem protestar. O estádio estará blindado por mais de 6 mil policiais.
Para fontes na Fifa, a situação chega a ser irônica. Afinal, o governo brasileiro quer usar justamente os megaeventos esportivos para se promover no exterior e as autoridades não têm economizado recursos para o marketing baseado no torneio. Até mesmo a Agência de Promoção das Exportações, ligada ao Ministério do Desenvolvimento, se transformou em associada da Fifa, pagando uma cota de patrocínio de R$ 20 milhões. Já o BNDES e diversos outros órgãos foram fundamentais em bancar estádios e infraestrutura para o evento. Para outro experiente cartola, o que surpreende é o contraste em relação à participação de outros chefes-de-estado em torneios similares. Em 2009, o capitão da seleção brasileira na época, Lúcio, recebeu o troféu de campeão das mãos de Jacob Zuma, presidente sul-africano. Zuma ainda participou de todos os jogos em Johannesburgo, num esforço de mostrar o compromisso do governo com o torneio. Em 2005, na Alemanha, a cúpula do governo de Berlim também se fez presente. Fontes próximas ao presidente Joseph Blatter insistem que o cartola suíça “entendeu” a decisão política de Dilma. Mas considerou que sua atitude mostra que o governo não está sempre disposto a bancar o evento e que cálculos políticos pesam mais que o torneio em si. “O que parece é que, quando as coisas vão bem, o Brasil quer usar a Copa para se promover. Mas quando não funciona ou há uma crise, todos querem se dissociar do futebol”, comentou um membro do Comitê Executivo da entidade, que pediu anonimato.

IBICARAI: POPULAÇÃO REALIZA MANIFESTAÇÃO

2013-06-28_16-13-18_202

Os moradores de Ibicaraí realizaram nesta sexta-feira uma manifestação, o protesto foi considerado fraco, mas foi marcado como pacifico. O alvo principal foi o prefeito Lenildo Santana (PT).

Lenildo foi reeleito em 2012, mas desde então abandonou a cidade, segundo informações, o alcaide está morando em Itabuna e deixou a prefeitura sendo comandada pelo secretário de finanças.

sábado, 29 de junho de 2013

Passe Livre faz nova manifestação neste domingo, do Campo Grande à Fonte Nova


                  Multidão no protesto desta quinta-feira (Foto: Arisson Marinho)
Os integrantes do Movimento Passe Livre de Salvador decidiram em reunião neste sábado (29) que o ato deste domingo (30) terá concentração a partir das 9h no Campo Grande, antes de caminhada com destino à Arena Fonte Nova, onde jogam Itália e Uruguai, na disputa pelo terceiro lugar da Copa das Confederações.

A saída para a caminhada está prevista para as 10h e seguirá do Campo Grande pelo Politeama até a Fonte Nova. A partida está marcada para as 13h e as barreiras policiais limitando o acesso ao entorno do estádio começa 6h antes.
Hoje, a reunião foi feita mais uma vez no Passeio Público, centro da cidade.
Caminhada e encontro com prefeito
Cerca de 2 mil a 3 mil pessoas participaram do protesto nesta quinta-feira (27). O grupo se reuniu no Campo Grande e saiu em caminhada para a Prefeitura Municipal. Pelo caminho, forte policiamento já na avenida Sete de Setembro, onde as lojas fecharam as portas.

A carta elaborada pelo movimento Passe Livre foi entregue à Prefeitura, porém não nas mãos do prefeito ACM Neto. Em coletiva de imprensa realizada no Palácio Tomé de Souza, nesta quinta-feira (27), o gestor afirmou que os manifestantes não entraram em consenso para escolher quais pessoas fariam parte do grupo que entregaria o documento. A carta, então, foi protocolada na Prefeitura.
Sobre a redução da tarifa de ônibus, o prefeito ressaltou, mais uma vez, que qualquer redução da tarifa deve ser fruto de uma isenção de impostos do governo federal. "A Prefeitura de Salvador, com seus próprios recursos, não tem condições de subsidiar a redução", afirmou ACM Neto. Ele destacou que a tarifa está congelada desde 2012.
Medidas foram anunciadas pelo prefeito durante a coletiva. Ele determinou que seja reativado o Conselho de Transportes do Município de Salvador, o que é um dos pedidos presentes na carta do movimento. Segundo o gestor, este será um ambiente privilegiado para o debate e para a participação da sociedade.

Juíza que bloqueou pagamentos da Telexfree é ameaçada de morte

A juíza Thaís Khalil, que determinou a suspensão dos pagamentos da Telexfree, está sofrendo ameaças de morte, segundo o promotor Rodrigo Curti, do Ministério Público do Acre (MP-AC), informou ao iG. Anônimos fizeram ameaça ainda aos filhos e ao marido da juíza.
"Foram ameaças diretas, de morte e sequestro, por e-mail, telefone, Facebook", disse Curti, que faz parte do Grupo Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Nós já estamos tomando todas as providências cabíveis para rastrear o autor, ou os autores, para que possam ser responsabilizados. A Justiça não vai se calar diante desses fatos", garante.
Um inquérito policial foi aberto na sexta-feira (28) para apurar as ameaças. Segundo Curti, as intimidações acontecem desde o começo da semana e se intensificaram no final da semana. A juíza bloqueou a empresa no dia 18.
"Eram ameaças do tipo 'sua esposa vai morrer' e 'morte é o de menos que vai acontecer com vocês'", diz Pascal Khalil, marido de Thaís. "E o que me deixou mais preocupado é que alguns dos amigos da pessoa que fez a ameaça pelo Facebook também são amigos meus (na rede)". Essa é a a primeira vez que ele recebe ameaças de morte.
A Associação dos Magistrados do Acre (ASMAC) emitiu nota de repúdio às ameaças. 
Pagamentos suspensos
O Ministério Público do Estado do Acre (MP/AC) ingressou com uma medida cautelar preparatória de ação civil pública e pediu a suspensão de novos cadastros e pagamentos do Telexfree. De acordo com a promotora Nicole Colombo, responsável pela medida contra a empresa Ympactus Comercial ltda, alegando que esta não é um negócio de "marketing multinível", mas um golpe conhecido como pirâmide financeira.

Segundo ela, o sistema é insustentável e é ilegal por causar prejuízos a muitas pessoas. "O foco da Telexfree é o recrutamento de pessoas. Como é uma atividade que não tem sustentabilidade, na hora que não tiver mais gente para entrar, a cadeia quebra e as pessoas vão ficar no prejuízo”, explica. O Ministério Público do Acre foi o primeiro a ajuizar ação contra a empresa no país e, em até 30 dias, deve ingressar com uma ação civil pública.
A 2ª Vara Cível da Comarca de Rio Branco deferiu o pedido e determinou que sejam vedados os novos cadastros e o pagamento dos divulgadores já inscritos, sob pena de multa diária de R$ 500 mil. Também haverá multa de R$ 100 mil para cada novo cadastramento ou recadastramento.

Dilma perde intenções de voto e iria a segundo turno em 2014, diz pesquisa

A presidente Dilma Rousseff teria de enfrentar um segundo turno na disputa por um segundo mandato se as eleições presidenciais fossem hoje. Segundo pesquisa Datafolha realizada nas últimas quinta e sexta-feiras com 4.717 pessoas em 196 cidades, a taxa de intenção de votos da presidente caiu até 21 pontos percentuais.
Embora seja a pré-candidata que mais perdeu apoio na corrida presidencial, a presidente ainda lidera a disputa pelo Palácio do Planalto em 2014, informa a Folha de S. Paulo. Em cenário que inclui Dilma (PT), Marina Silva (Rede), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) na disputa do próximo ano, as intenções de voto na atual presidente caíram de 51% em pesquisa realizada no começo deste mês para 30%.
Esse também é o porcentual de aprovação de seu governo apurado em pesquisa realizada pelo Datafolha divulgada neste sábado, com queda de 27 pontos porcentuais na comparação com pesquisa anterior. Nesse mesmo cenário, Marina Silva subiu de 16% para 23% das intenções de voto, Aécio Neves passou de 14% para 17% e Campos teve alta modesta de 6% para 7%. Nessa hipótese, haveria segundo turno entre Dilma e Marina Silva.

Governo organiza agenda para ampliar debate com movimentos sociais

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse hoje (29) que o governo pretende conversar com mais representantes de movimentos sociais na próxima semana. A finalidade é continuar a debater as reivindicações defendidas nos protestos que ocorrem em todo o país. Ele esteve neste sábado com a presidenta no Palácio da Alvorada.
“Achamos que o governo colocou uma agenda para o país e essa agenda vai ser desdobrada para a próxima semana, tanto a parte econômica, a questão da agenda de transporte urbano público, que é importante, e a agenda política do plebiscito. Na verdade, está sendo organizada uma agenda para a presidenta conversar com mais entidades e atores políticos esta semana”, disse.
Sobre o plebiscito que definirá uma reforma política para o país, ele disse que diante da “magnitude” das manifestações a reforma política é um dos pontos a serem dados como resposta à sociedade. “É urgente fazer uma reforma política. O congresso não tem conseguido avançar, até por um motivo muito simples, porque divide a classe política, portanto chamar o povo para opinar num ponto como esse é importante e urgente.”    
O governo conseguiu consenso em torno da proposta do plebiscito na quinta-feira (27), após dia intenso de reuniões entre a presidenta Dilma, presidentes de partidos e líderes da base aliada na Câmara e no Senado. No entanto, a data da consulta popular, questões e validade das mudanças ainda serão debatidas.

Plebiscito poderá custar R$ 500 milhões aos cofres públicos

A consulta popular sobre a reforma política poderá custar cerca de R$ 500 milhões aos cofres públicos, caso a convocação ocorra ainda este ano. A previsão leva em conta números atualizados das últimas eleições municipais, realizadas em 2012, que custaram R$ 395 milhões, uma média de R$ 2,81 por eleitor. A avaliação é de técnicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Segundo esses técnicos, o valor por eleitor, que vem caindo nos últimos anos, pode aumentar devido à urgência no planejamento. Geralmente, o TSE começa a preparar as eleições seguintes assim que um pleito é encerrado. Com mais de um ano de antecedência, o tribunal já está lançando o termo de referência para contratações necessárias às eleições de 2014.
A consulta popular também poderá ficar mais cara devido ao aumento do eleitorado e à necessidade de reforçar a segurança nos locais de votação, resultado dos protestos recentes que tomaram o país. Em 2012, os gastos com a Força Nacional somaram R$ 24 milhões.
Outro custo que deve ser considerado é a campanha de esclarecimento à população. Como o assunto é complexo, especialistas já alertaram que os temas devem ser amplamente divulgados antes de entrar em votação. No ano passado, a produção da campanha Voto Limpo para veiculação gratuita em rádio e em televisão custou R$ 2,8 milhões ao TSE. Uma vez definido o modelo de consulta, a empresa responsável pela publicidade precisa de pelo menos 30 dias para preparar o material.
Nesta semana, a presidenta Dilma Rousseff entrou em contato com a presidenta do TSE, Cármen Lúcia, para tratar do planejamento e logística para realização da consulta pública. Até a última sexta-feira (28), o TSE não havia, oficialmente, divulgado informações sobre o assunto.
A reforma política só poderá ser aplicada nas eleições de 2014 se for aprovada até o início de outubro. Segundo interpretação do Supremo Tribunal Federal (STF), mudanças no sistema eleitoral devem esperar um ano para entrar em vigor. Foi isso que ocorreu com a Lei da Ficha Limpa, aprovada em meados de 2010 e invalidada para as eleições daquele ano.
O Executivo sugeriu como possíveis datas os feriados de 7 de Setembro ou 15 de novembro, mas ainda há a opção de realizar a consulta com as eleições presidenciais do ano que vem, reduzindo custos. Em 2010, os acrianos votaram em referendo sobre o fuso horário local no segundo turno das eleições daquele ano.
A última consulta nacional, realizada em 2005, foi o referendo do desarmamento, e custou R$ 252 milhões. No Pará, o plebiscito sobre a divisão do estado, realizado em 2011 com a população local, custou R$ 19 milhões.

PM isola a Choque, diferencia vândalo de manifestante e assegura a paz


Por telefone, o pedido de reforço policial quebra o silêncio de um dos poucos momentos de trégua. As palavras do comandante de uma das guarnições da Tropa de Choque revelam um método. “Comando, olhe só: viatura aqui, com polícia para quebrar o pau! O jeito é esse: descer a madeira!”.
 
A solicitação, feita em plena Avenida Sete durante as manifestações do dia 20 de junho, está num dos vídeos que denunciam a ação desproporcional da polícia nos protestos. “O jeito é descer a madeira”, repetiu o policial, em uma tarde marcada pelo confronto com utilização de muitas bombas de gás lacrimogêneo, spray de pimenta e balas de borracha.  

Corta para o dia 27 de junho, quinta-feira, uma semana depois daquele confronto. A mesma polícia que “desceu a madeira” tomou uma postura diferente. Resultado: paz - como na primeira manifestação pelo passe livre no Iguatemi, no dia 17 de junho.

Escolhido na quinta-feira como negociador do protesto que seguiria do Campo Grande até a porta da prefeitura, o coronel Sérgio Baqueiro, do 18º BPM (Centro Histórico), optou por cumprir  o que sua função pedia: negociar.

Com um carro de som, dialogou. “A falta de uma liderança nos protestos torna difícil as negociações. Com o carro de som falamos para todos”, explicou. Inicialmente, uma barreira de policiais foi colocada na Praça Castro Alves. Baqueiro então explicou que liberaria a passagem dos manifestantes com uma condição. “Que eles próprios fizessem um cordão de isolamento, com os braços entrelaçados, para que chegassem com calma à prefeitura”, lembra. A Tropa de Choque manteve-se distante. “A Choque só deve ser acionada em último caso. Conseguimos negociar dessa vez. A estratégia deu certo e ficou tudo na paz”, afirma Baqueiro.



“Nossa opção dessa vez foi negociar, negociar e negociar, sem aceitar provocação dos vândalos”, disse o coronel Nonato Leite, que também comandou a operação de quinta-feira, só que na Lapa, onde 13 baderneiros foram detidos com pouco uso de força. 

Excessos 
Fato é que, na quinta-feira, nem parecia a mesma PM que avançou sobre manifestantes no Vale dos Barris, no dia 20. Naquele dia, um jovem de 27 anos, que tem medo de se identificar, denuncia ter sido espancado por um grupo de policiais da própria Choque no 5º Centro de Saúde. “Antes de me pegarem, jogaram gás de pimenta em uma família. Aí chamei de covardes e, de tanta raiva, xinguei. Foi a deixa para me encherem de porrada”, disse, ainda com manchas roxas nas costas.  

No dia 22, houve ações de dispersão no Iguatemi e no Dique do Tororó. Após as operações, dezenas de fotografias e vídeos foram publicadas nas redes sociais condenando a forma da PM agir. Em uma gravação, uma mulher é puxada pelos cabelos por um policial, exigindo que ela apague imagens feitas pelo celular. “Apague! Apague!”. 

Um outro PM se aproxima do manifestante que grava a ação e também exige que o rapaz apague tudo. Neste caso, há ameaça direta. “Aqui, ninguém vai te fazer nada, né? Mas, se eu pegar a sua foto, eu vou saber onde você mora e é daquele jeito”. 

 De lá para cá, o próprio comando admite uma mudança. “Houve uma natural reavaliação. Isso vem com o exercício da negociação, do diálogo e, claro, com a mudança de postura dos manifestantes”, informou a assessoria de comunicação da PM, que, em nota oficial, garantiu apurar todos os excessos. “Inclusive os que estão expostos em vídeos e fotos”.

ITARANTIM: PREFEITURA COMPRA CARRO POR R$ 94.500 MIL

ggg

A prefeitura de Itarantim realizou um pregão presencial para aquisição de um veiculo novo tipo passageiro, modelo passeio.

Com as características colocadas no edital, presumi-se que o veiculo deve ser um modelo popular. Porém, a empresa vencedora foi a “rodaleve”, e o valor foi R$ 94.500, 00.( noventa e quatro mil e quinhentos reais).

Carro popular tem como média o valor de R$ 33 mil, sendo que o valor de R$ 94.500, 00 é de carros “top”.

Com a palavra o prefeito Paulo Fernandes…

IBICARAÍ: CÂMARA DOOU CARRO PARA CONSELHO TUTELAR, MAS VAI GASTAR R$ 39.600 COM LOCAÇÃO DE NOVO CARRO

bbb

in,,,,,,,,,,,,,,,O presidente da câmara de vereadores de Ibicaraí, Dema (PSD), fez um contrato no mês e março com a empresa J L Bomfim Valverde Comércio e Serviço – ME.

A câmara vai pagar mensalmente R$ 3.600 pelo um aluguel de um carro. Sendo que pelo valor do aluguel, daria para pagar um financiamento de um carro top.

A atual mesa diretora da câmara doou um carro modelo “siena” (foto) para o Conselho Tutelar. O carro foi comprado em 2012 pelo o então presidente Louro (PPS).

O atual presidente da câmara, Dema, tem que explicar por qual motivo doou o carro e em seguida decidiu alugar um outro carro, sendo que na lógica seria mais interessante comprar um novo carro…

Com a palavra o presidente e o Ministério Público…

ILHÉUS: FESTA DO DIA DA CIDADE FOI UM “FIASCO” DE PÚBLICO

424534_476869782381665_1761583053_n

Na noite desta quinta-feira começou os festejos para comemorar o aniversário de 479 anos de fundação de Ilhéus. O evento musical Viva Ilhéus bandas Flor de Forró, Itassucy e Balaio de Gato, Daniel Vieira e Estakazero.

Mas a festa foi fiasco, já que o público foi muito fraco, deixando os organizadores preocupados.

Para o vereador Lukas Paiva (PMN), isso mostra a falta de credibilidade do governo:

“O governo municipal esta com tanta credibilidade que nem com bandas de “PESO” eles conseguem encher a Catedral.. Ta ai a cara desse governo desastroso”, comentou Paiva.

COARACI AUGUSTO CASTRO SOLICITA AÇÕES DO ESTADO COARACI

augusto_castro_sorrindo

O deputado Augusto Castro apresentou diversas reivindicações ao governador Jaques Wagner para o município de Coaraci, a exemplo de preservação de estradas, melhorias na área de segurança pública e saneamento básico.

Quatro Indicações foram apresentadas na Assembleia Legislativa pelo deputado Augusto Castro a partir de relatos das condições precárias no município que lhe foram apresentadas pelo ex-prefeito Gima. Em relação a estradas, foi solicitada a recuperação asfáltica da rodovia que liga os municípios Coaraci e Itajuípe, onde aproximadamente 24 km estão em precária condições de tráfego, com perigosos buracos, colocando em risco a vida dos motoristas e passageiros que necessitam circular por ali.

Também foi solicitado o asfaltamento da estrada que liga Coaraci e Ibicaraí, via distrito de São Roque, com cerca de 18 km. “Sendo o percurso mais curto para os que precisam se deslocar de Coaraci para Ibicaraí, a estrada que atravessa o distrito de São Roque carece que asfaltamento urgente. Com a chegada das chuvas a estrada, de barro, fica em condições precárias de tráfego”, argumentou o parlamentar.

Outra Indicação de Augusto Castro destaca a necessidade de implantação de saneamento e pavimentação no bairro Bela Vista em Coaraci. Com uma densidade de aproximadamente 800 famílias, o bairro Bela Vista, em Coaraci, sofre com a falta de saneamento básico e pavimentação.

E a reforma do complexo policial de Coaraci, destruído há cerca de 4 anos por uma rebelião, também foi solicitada ao governador Jaques Wagner. Com o cárcere sem condições de uso, os presos têm sido encaminhados para o município de Almadina, que não dispõe de cadeia para abrigar grande número de detentos.

Popularidade de Dilma cai 27 pontos em três semanas, aponta Datafolha


                                                        Nota média da presidente caiu de 7,1 para 5,8
Uma nova pesquisa Datafolha, realizada pelo Grupo Folha, foi finalizada nesta sexta-feira (28) e apontou que a popularidade da presidente Dilma Rousseff caiu 27 pontos em três semanas. Período que coincide com o início dos protestos pelo Brasil.

De acordo com a pesquisa, 30% dos brasileiros consideram a gestão Dilma boa ou ótima. Na primeira semana de junho, antes da onda de protestos que irradiou pelo país, a aprovação era de 57%. Em março, seu melhor momento, o índice era mais que o dobro do atual, 65%.

Em relação à pesquisa anterior, o total de brasileiros que julga a gestão Dilma como ruim ou péssima foi de 9% para 25%. Numa escala de 0 a 10, a nota média da presidente caiu de 7,1 para 5,8. A pesquisa ainda aponta que em junho, Dilma perdeu sempre mais de 20 pontos em todas regiões do país e em todos os recortes de idade, renda e escolaridade.

Segundo o jornal Folha de São Paulo, a deterioração das expectativas em relação a economia também ajuda a explicar a queda da aprovação da presidente. A avaliação positiva da gestão econômica caiu de 49% para 27%. A expectativa de que a inflação vai aumentar continua em alta. Foi de 51% para 54%. Para 44% o desemprego vai crescer, ante 36% na pesquisa anterior. E para 38%, o poder de compra do salário vai cair; antes eram 27%.

Em dois dias, o Datafolha ouviu 4.717 pessoas em 196 municípios. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos.

Bruna Marquezine e irmã de Neymar curtem funk carioca juntas

Bruna Marquezine curtiu a noite da sexta-feira (28) com a cunhada, Rafaela. A atriz publicou em seu Instagram uma foto onde aparece com a irmã de Neymar no saguão de um hotel, no Rio de Janeiro.

“Minha cunha é TOP”, escreveu Bruna Marquezine na legenda da imagem. Rafaela, que mora em Santos, está no Rio de Janeiro para acompanhar Neymar no último jogo da Copa das Confederações, que acontecerá neste domingo (30), no Maracanã.

As duas foram conferir o show de Anita, que se apresentou na festa carioca Funk-U, ao lado de MC Sapão e Naldo. "Somos muito amigas, nos damos superbem, sempre saimos juntas, hoje não é a primeira vez", contou Rafaella ao site Ego.