quarta-feira, 27 de junho de 2012

Oferta ao mercado de trabalho é destacado por Gabrielli



Nos cinco primeiros meses de 2007, 220 mil pessoas foram admitidas no mercado de trabalho baiano com carteira assinada. Este ano, no mesmo período, essa marca chegou a 332 mil empregos. Ou seja, em cinco anos os postos de trabalho foram ampliados em mais de 110 mil. 
O aumento da oferta de trabalho para os baianos é o tema do programa “Encontro com Gabrielli” desta semana. Para o autor dos comentários, o economista e secretário do Planejamento da Bahia, José Sergio Gabrielli, o mercado interno tem sido um dos principais responsáveis pelo crescimento da economia baiana, o que reflete na oferta de empregos.
Prova disso é que, mesmo quando a crise econômica estourou nos Estados Unidos, gerando efeitos em todo o mundo, inclusive, no Brasil e na Bahia, com a redução das exportações e importações da produção industrial em alguns setores, a Bahia continuou crescendo, ainda que em ritmo menor.
A perspectiva para os próximos anos é que os setores de energia, mineração, papel e celulose e náutico sejam os que mais vão crescer. Contudo, destaca o secretário, há carência de profissionais qualificados para algumas destas áreas em expansão na Bahia.

 É o caso, por exemplo, de engenheiros e profissionais de nível técnico, como soldadores, montadores e eletricistas. “Portanto, se você que não quer ficar fora do mercado de trabalho e, mais ainda, quer ser bem remunerado, a dica é procurar cursos de engenharia de telecomunicações, mineração, elétrica e civil, engenharia florestal e sanitária”, recomenda Gabrielli.
Ele alerta ainda para as oportunidades do setor automotivo, uma vez que a Ford está ampliando a fábrica na Bahia e a Jac Motors está chegando para produzir carros no Estado. Com isso, engenheiros das áreas de automação, mecânica automotiva e eletrônica serão os mais requisitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário