quinta-feira, 7 de junho de 2012

Gabrielli avalia reflexos do crescimento de 4,8% do PIB baiano



O PIB (Produto Interno Bruto) baiano foi de 4.8% no primeiro trimestre deste ano, comparado com o mesmo período do ano passado. Já o crescimento da economia do Brasil, entre 1º de janeiro e 31 de março, foi de 0,8%. A explicação do que é o PIB e o que representa esse crescimento na vida da população é apresentada pelo secretário do Planejamento da Bahia, José Sergio Gabrielli, no seu programa semanal “Encontro com Gabrielli”, que está disponível a partir de hoje (7), está disponível para download no site da Secretaria do Planejamento (www.seplan.ba.gov.br)
Um dos principais indicadores econômicos, o PIB, tecnicamente, representa a soma de todos os valores de bens e serviços diretamente utilizados pelas pessoas e empresas, produzidos dentro de uma região, que pode ser um estado ou um país, durante um determinado período.
O crescimento de 4,8% da economia baiana significa que o mercado local está mais aquecido do que a média dos estados brasileiros. Isso quer dizer que setores da indústria, como a construção civil e os carros produzidos, a agropecuária, a movimentação do comércio e os serviços tiveram uma atividade econômica maior em relação aos três primeiros meses do ano passado. 
Segundo Gabrielli, a indústria, na Bahia, foi puxada pela produção de produtos químicos e pela construção civil, com destaque para obras públicas, a exemplo da Ferrovia Oeste-Leste e as ações do programa Água para Todos, que foi decisivo para minimizar os efeitos da seca. A estiagem, aliás, além de afetar a vida de milhões de baianos, também não ajudou a economia agropecuária. Neste setor, o crescimento foi de 2,6% nos primeiros três meses de 2012, número bem inferior aos 7,3% do mesmo período do ano passado. Esse resultado geral do PIB, contudo, explica o secretário, implica que haverá mais dinheiro para gastar, bem como que haverá mais produtos disponíveis para compra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário