sábado, 19 de maio de 2012

SEGURANÇA: ITABUNENSES PEDEM A SECRETÁRIOS DO ESTADO SOLUÇÃO PARA VIOLÊNCIA




DEPUTADO AUGUSTO CASTRO, SECRETÁRIO E REPRESENTANTE DA SOCIEDADE.

Itabuna cansou de ser manchete de notícias negativas como a violência gerada pelo tráfico de drogas e resolveu se mobilizar para buscar solução junto ao governo do Estado. Na manhã de hoje (18) representantes da sociedade civil, com o apoio do deputado estadual da região, Augusto Castro (PSDB), tiveram audiência com os secretários estaduais Nestor Duarte Neto, de Administração Penitenciária e Ressocialização, e Maurício Barbosa, de Segurança Pública. Na pauta, entre outros, esteve o pedido de medidas que acabem com a violência na cidade e de aceleração do processo de instalação da Base Comunitária de Segurança, já anunciada pelo governador Jaques Wagner.

O secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, garantiu que providências estão sendo adotadas para resolver o problema de Itabuna. Mas ressaltou que o sucesso depende de ações conjuntas não apenas da SSP, mas também da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização, do Tribunal de Justiça e do Ministério Público. “Cada um tem que fazer a sua parte”, alertou.

Questionado sobre prazos para a implantação da Base Comunitária de Segurança, o secretário de Segurança pública, Maurício Barbosa, garantiu que o projeto já está em andamento e que há previsão de instalação ainda neste ano. Através de ofício o deputado pediu que fosse acelerado o processo de Implantação em Itabuna e Ilhéus.

Maurício Barbosa argumentou que não há justificativa para o que está acontecendo com Itabuna, uma vez que o comando local da PM tem recebido o apoio necessário e até o presídio tem melhor infraestrutura que em outros municípios. Em relação à superlotação, o Conjunto Penal de Itabuna está em 4º lugar, atrás de Jequié (106,97%), Feira de Santana (102,94% ) e Teixeira de Freitas (97,4%). Atendendo convite feito pelo deputado Augusto Castro e pelos demais representantes de Itabuna, o secretário de Segurança Pública disse que vai se programar para ir à Itabuna o mais breve possível, para uma reunião com a comunidade.

Por ser um ano político, não quer politização do encontro, que ficará sob coordenação do GAC.

SISTEMA PRISIONAL -

O secretário Nestor Duarte disse que a sociedade grapiúna pode ficar sossegada, pois medidas estão sendo adotadas em parceria com a Secretaria de Segurança Pública. Questionado pelo deputado Augusto Castro sobre o que pode ser feito, de forma pontual, por Itabuna neste momento, o secretário da SEAP argumentou que o governo não tem dinheiro para construir uma cadeia pública, mas se o município conseguir a doação de um terreno de 2 a 4 hectares uma parceria poderia ser desenvolvida com esse objetivo. O Conjunto Penal de Itabuna, de acordo com dados da SEAP nesta data (18/05), está com uma superlotação de 96,86%. Ou seja, tem 941 detentos com uma capacidade para apenas 478.

Participaram das audiências com os secretários estaduais o deputado Augusto Castro; Antonio Costa, coordenador do GAC; Washington Cerqueira, dos conselhos de Ações Penais e de Defesa e Segurança Pública de Itabuna; Marcelo Andrade, secretário do GAC e tesoureiro do Conselho de Defesa e Segurança Pública. O diretor do Conjunto Penal de Itabuna, Capitão Fábio, e o chefe de Gabinete da SEAP, Carlos Sodré, acompanham a reunião com Nestor Duarte. O ex-presidente da OAB Bahia e membro da OAB de Itabuna, Dinailton Oliveira, e Antonio Carlos Santana, vice presidente do CDL, participaram da audiência na Secretaria de Segurança Pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário