domingo, 20 de maio de 2012

G8 pede fim da violência na Síria e plano de paz da ONU



Chefes de estado do G8 posam para foto oficial de cúpula realizado em Camp David, nos EUA, ontem, sábado (19).

Os países reunidos na cúpula do G8, em Camp David, pediram neste sábado (19) ao governo sírio e "a todas as partes" que cessem imediatamente a violência e adotem as disposições do plano de Kofi Annan para resolver a crise política.
"Estamos consternados pelas perdas de vidas humanas, pela crise humanitária e pelas graves violações dos direitos humanos na Síria", afirmaram os chefes de Estado e de Governo dos oito países mais industrializados no comunicado final da cúpula. 
Os líderes de Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, Grã-Bretanha, Canadá, Japão e Rússia defenderam ainda "uma transição política que leve a um sistema político democrático e plural" na Síria. Sobre a questão nuclear envolvendo o Irã, o G8 pediu a Teerã que aproveite a chance da reunião em Bagdá do Grupo "5+1" (Estados Unidos, Rússia, China, França, Grã-Bretanha e Alemanha) para restabelecer a confiança em relação a seu polêmico programa atômico. 
O presidente americano, Barack Obama, disse que tanto ele como seus sócios mantêm "esperanças" sobre os resultados das negociações em Bagdá. O G8 também pressionou Teerã para que "cumpra com suas obrigações internacionais em matéria de direitos humanos e liberdades fundamentais", principalmente envolvendo religião e imprensa, e acabe com as "torturas e execuções arbitrárias". (informações:G1/Foto:Charles Dharapak / AP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário